segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Livro 4 - Capítulo 1 - Ao meio dia encarnarei no teu cadáver


Havia sido um longo caminho até ali. Cerca de dois meses de apocalipse, a sobrevivência em um shopping, a perda de uma esposa, um filho, amigos demais, um assassinato, a perda da fé. E ali estávamos nós, um grupo de sobreviventes com um ferido, um homem em coma, uma mulher em choque e um líder incerto. Cercados por zumbis por cima e por baixo. Mais romerista que isso, impossível.

Com a situação começando a voltar ao controle, com as duas portas de acesso à escadaria vedadas e todos os zumbis de dentro mortos, Janaína começou a tentar conter a hemorragia no braço de Marcos. Angélica não olhava no meu rosto. Chorava no ombro de Patrícia enquanto a enfermeira usava todos os recursos que podia para conter o sangue que saía aos borbotões.

_ Angélica, você sabe qual o tipo sanguíneo do seu marido?

Angélica estava em choque.

_ Angélica, o tipo sanguíneo!

_ B positivo.

_ Alguém aqui tem sangue deste tipo? Ou O negativo? Vou dar uma de MacGyver e fazer uma transfusão.

Eu e Patrícia levantamos as mãos. Já tínhamos pelo menos um litro de sangue disponível ali. Assim que ela conseguiu conter o sangramento e ministrar os anestésicos no braço de Marcos, começou a complexa operação da transfusão direta.

Este tipo de transfusão consistia em um método direto. Uma agulha era inserida no braço do doador. A enfermeira fazia sucção com uma seringa até que o sangue fosse bombeado para as veias do receptor, que estava na outra ponta da mangueira. Ela fez isso no meu braço sem olhar para mim.

_ Você sabe se isso daria certo, perguntou Janaína para mim à parte, enquanto colocava a seringa em meu braço.

_ Não sei. Vi isso uma vez em teoria. Se a contaminação se dá por fluídos, o que eu acredito, tem que funcionar.

_ O indicador não tem nenhuma veia principal que bombeie sangue com velocidade. Vamos contar com isso. Eu não concordo com o que você fez, mas não vejo outra alternativa. Obrigado por ser seguro nas horas em que precisamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário